(69) 3214-3030/99986-3575/99289-9849

Confira os benefícios do açaí para a sua Saúde

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e rica em proteínas, fibras e lipídios. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas C, B1 e B2 e possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. conheça os benefícios do açaí para a saúde.

Propriedades do açaí

Conhecido por ser um dos frutos mais nutritivos, o açaí é rico em vitaminas, lipídios e fibras, possui ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias e uma variedade de sais minerais. Outra característica importante é que ele faz parte da cadeia de carboidratos complexos, de lenta absorção, e por isso é uma grande fonte natural de energia.

Benefícios do açaí para a saúde 

  • Perda de peso

O açaí, se consumido na quantidade indicado pelo nutricionista, pode ajudar na perda de peso e no seu equilíbrio. Essa característica é resultado da capacidade que essa fruta tem de reduzir alguns efeitos negativos de dietas, ajudando na eficiência dos resultados.

  • Prevenção de câncer

Entre os benefícios do açaí para a saúde destaca-se a presença de antocianinas, um antioxidante importante na prevenção do câncer.

  • Saúde do coração

As antocianinas presentes no açaí também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e inibir a produção de citocinas pró-inflamatórias, protegendo contra a aterosclerose. Além disso, os esteróis vegetais são extremamente benéficos para a prevenção de coágulos sanguíneos, o que contribui com a circulação do sangue e minimiza a chance de ocorrência de alguma doença cardíaca.

  • Prevenção do envelhecimento

Os antioxidantes do açaí ajudam a reduzir os efeitos do envelhecimento porque protegem as células e reduzem sua degeneração, mantendo o corpo saudável e jovem.

  • Aumento de energia

Como sempre falamos aqui, um dos maiores benefícios do açaí para a saúde é o aumento dos níveis de energia e resistência do corpo, pois algumas de suas propriedades são responsáveis por combater a fadiga e a exaustão.

Como Consumir açaí

Açaí com banana, açaí com leite condensado, leite ninho, granola, são diversas as variações. Entretanto, a nutricionista Orion afirma que a melhor forma de consumir o açaí é como fruta mesmo, com o menos possível de aditivos.

“Assim, aproveitamos 100% de todos os nutrientes deste alimento funcional”, explica ela. A segunda melhor forma de comer é com a polpa congelada, sem adição de xarope. Neste caso, “é possível bater com outras frutas, água de coco, batata yacon e mel, que são opções mais docinhas”, completa.

Nada de colocar açúcar, leite condensado, farinhas, entre outros. “São alimentos ricos em açúcares e gorduras ‘ruins’, que contribuem para o ganho de peso e aumento do risco de doenças crônicas”, alerta a especialista.

A fruta pode ser consumida diariamente na quantidade de 15 unidades ou 30 gramas de polpa congelada Zanatta (por volta de 110 calorias). Mas o ideal é procurar um profissional de nutrição para que ele adeque a necessidade energética de acordo com os gastos calóricos de cada um.

Repórter: Marcel Vital
Fotos: Carla Cleto / Olival Santos

Nutritivo e popular em todos os cantos do Brasil, o açaí em forma de creme é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e tem ganhando cada vez mais espaço em todos os segmentos de público que procuram por uma alimentação natural, saudável e energética. Afinal, a fruta escura de sabor terroso, além de possuir uma alta concentração de vitaminas, traz diversos benefícios à saúde.

De acordo com Ivete Oliveira, nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), o aumento do consumo e a comercialização da fruta podem ser atribuídos às suas propriedades nutricionais, pois é um alimento rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas, como a C, e minerais, a exemplo do potássio, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, dentre outros compostos benéficos à saúde que atuam como antioxidantes, protegendo o organismo contra a ação de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular.

Quando comparado com as frutas vermelhas (amora, morango, cereja, framboesa) o açaí é o que tem maior teor de antioxidante (antocianinas), contendo cerca de 1,02 /100 g de extrato seco. “O açaí possui mais propriedades do que a uva e, devido à cor arroxeada, é rico em flavonóides, que ajuda no combate aos danos causados pelo estresse oxidativo, auxiliando na saúde celular e, consequentemente, protegendo a saúde do coração, uma vez que ele diminui as taxas do colesterol ruim, o LDL, e aumenta o colesterol bom, o HDL, além de melhorar a circulação sanguínea, evitando o surgimento de varizes”, explicou a nutricionista.